domingo, 8 de janeiro de 2012

Desabafo!


Ontem num passeio em familia resolvemos ir até perto do mar.

Fomos até à Costa da Caparica por onde almoçamos e passeamos à beira mar, de seguida fomos ver o por do sol à Fonte da Telha.

Tanto que me diz aquela zona...tive o previlégio de morar 30 anos, a 10 minutos de toda aquela zona. Fantástico quando está bom ou mau tempo dar uma fugida à praia, carregar baterias, sentir toda aquela envolvente...cheiro, som, vista...tudo é fantástico perto da praia...

Tenho a sensação que está permanentemente algo de mim perto da praia, onde me consigo encontrar sempre que lá vou, faz-me bem...venho com uma "alma" nova, uma força diferente...

Durante 30 anos vivi no concelho do Seixal, zona que tem a baía do Seixal e Amora...água, muita água...zona de onde se avista quase toda a margem de Lisboa! Lindo à noite!

Filha de pais alentejanos, da zona litoral (mais concretamente Santiago do Cacém), desde São Torpes a Odeceixe, tanta praia que por alí há. Muito eu fui gozada na escola por ir passar férias para o Alentejo, enquanto grande parte das pessoas tinha a perfeita convicção que férias em Portugal, era sinonimo de Algarve!
Tive um tio extraordinário, não era "um tio", mas sim "o tio", uma pessoa efectivamente diferente, já pensava muito à frente para a sua época, levava-me a passear por toda a costa alentejana, sitios que hoje já não sei dar com eles, praias praticamente virgens, de mau acesso, mas lindíssimas.

Ainda hoje, a costa alentejana é lindissima, apesar de demasiado "povoada" e conhecida.

Troquei tudo pelo Ribatejo, zona que até há pouquissimo tempo me dizia muito pouco, até há 3/4 anos atrás a minha rotina era vir do trabalho e entrar em casa, sair para ir a algum estabelecimento público e pouco mais, não tinha sequer necessidade de saber quem era o vizinho do lado ou da frente...a freguesia onde vivi e onde ainda vivem os meus pais, toda a gente se conhece, avós, pais, filhos, netos...mas é uma zona onde as pessoas não se entertêm com os outros, nem a falar bem, nem mal...talvez por haver mais azáfama, mais do que fazer...

Ribatejo...zona que já considero como um pouquinho minha, terra onde criei familia, laços que me farão não arredar pé. Zona que de momento tem tudo, menos a praia :-( e tenho pena, muita pena mesmo! Mas cá estou e estarei, sem contudo me conseguir enterter com mesquinhez, mas sempre a olhar para tudo e todos e... Ver!!! Ver e pensar no que poderia e poderá ser diferente, dar o meu contributo para que a "minha" zona fique um pouco mais rica!!!!! Nunca me escusarei de dar opinião, apesar de alguns considerarem que tenho uma opinião e forma de ver as coisas, muito radical, dura e directa! É verdade sou assim, não sei florear a minha opinião...e assim sou eu!

Sem comentários:

Enviar um comentário