quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Contas Comissão de Festas em Honra S. Miguel Arcanjo 2014

A  Contas referentes à festa em Honra de S. Miguel Arcanjo 2014 já se encontram na rua.
Temos um Saldo devedor de 17.000€, tendo em conta já a ajuda da Comissão de 2015 (3.800€) e da Associação de Setas do Ribatejo (1.159€).

Fizemos uma Festa Fantástica, acho que isso não está em causa (com a consciência de que é impossível agradar a todos), mas disso já pouca gente se lembra, o que é pena, corre bem quando TUDO acaba bem, de facto não acabou tudo bem, mas ainda assim a festa em sí correu bem.

Assumo que por pouco poderia ser tudo diferente, e a vantagem do dia a seguir é de facto essa, olhando para trás, alteravam-se 2 ou 3 coisas, colmatavam-se 2 ou 3 erros e conseguiríamos obter outro resultado. Pois, mas essa é a vantagem do dia a seguir, que serve bem de ensinamento para a Comissão de 2015. A quem dou os meus Parabéns pela coragem para fazer as Festas de 2015, por esta questão e não só…. (...o resto vem a seguir…).
Lembro-me das palavras de alguns populares em que me fizeram questão de dar alguns conselhos e ofereceram ajuda…
(Vem-me à cabeça tantas vezes o Sr. Valada, do café Valada a seguir à linha…. Ele sabe o porquê….o que me disse e como disse, o que fazer e como...!)
Desejo a maior sorte a todo o grupo de trabalho que são todos pessoas diferentes, mas com as suas qualidades e é assim que se compõe uma equipa.

Tivemos um ano complicadíssimo, não tínhamos “fio condutor”, não existia na comissão de festas as pastas dos últimos anos, para perceber a dinâmica dos eventos e até o resultado de cada um deles, valores….despesas, receitas, etc…
Trabalhamos com a opinião dos vários fornecedores que nos fizeram o favor de ajudar, tanto os que estiveram presente em anos anteriores como de outros…cada um deles nos deu os seus conselhos e contaram as suas histórias, ui algumas bizarras…..mesmo!

Assumo que a questão do saldo negativo foi devido a má gestão, pois como é normal e natural se achássemos em algum momento que não conseguiríamos fazer uma festa ao nível do ano anterior, teríamos feito diferente! Óbvio que sim!
Infelizmente os resultados não foram os esperados e desejados, não foi a primeira vez, esperemos que seja a última.

Temos que agradecer muitíssimo a toda a população que nos apoiou e o esforço que fizeram para tal e, neste caso, que continuam a fazer.
Agradecer a todas as Associações e Colectividades que tão bem trabalharam connosco e o tanto que nos ajudaram, nomeadamente as Setas do Ribatejo que lançou uma campanha de 1 pessoa = 1 €uro.
Agradecer aos populares que fizeram questão de nos oferecer as sardinhas e vacada, mas que pretendem manter-se no anonimato!

Comparando com o ano anterior as grandes diferenças estão nos montantes resultantes dos peditórios e nas receitas de bares/tasquinhas em os valores foram na ordem de menos 9.000€ e cerca de menos 7.500€ respectivamente, ou seja, nestas duas rubricas contabilizamos uma diferença de mais de 16.000€.

Tendo em conta que não reduzimos as despesas, nomeadamente em algumas rubricas aumentamos um pouco o valor...assim por curtas palavras resume-se matematicamente o sucedido, não querendo justificar nem colmatar o nosso erro com estes valores, pois teríamos e deveríamos ter contado com eles desde o inicio!
Se tivéssemos efectuado outro exercício simples, também nos tinha ajudado a chegar à mesma conclusão….

…a festa de 2011 obteve um lucro de 43.000€, doou a instituições cerca de 2.500€ e passou para a comissão seguinte 4.000€, a festa de 2012 deu lucro de 31.000€, doou a instituições cerca de 2.000€ e passou para a comissão seguinte 4.000€ e a festa de 2013 deu lucro de 8.500€,  doou a instituições cerca de 2.500€  e passou para a comissão de 2014 o montante de 2.000€…

Só com a análise destes valores se percebesse muita coisa!

Foi um ano complicadíssimo e continuará a ser….como já me disseram….o ano a seguir ainda é mais stressante que propriamente o ano da festa, pois acredito que sim, para mim este ano já foi um misto entre finanças, ministérios públicos, segredos de justiça, processos e afins, o ano a seguir ainda agora está a iniciar….e já passei 1 dia inteiro fechada com um inspector das finanças a verificar as pastas dos anos anteriores a pedir explicações e os respectivos responsáveis a justificar cada questão colocada, nomeadamente o facto de não haver qualquer tipo de documentação referente às receitas obtidas.
Mas ainda muito há para fazer, e muito por acontecer.
Este ano será também marcado pelo ano das Coimas e Autos Fiscais…
Desde 2011 que é necessário – obrigatório – apresentar contas às Finanças (através do Modelo 22 e anexos), coisa que só 2013 efectuou e pagou bastante de imposto, desta forma, os valores referentes aos anos em falta  irão começar agora a surgir.

Situações que fazem parte….e não chega alegar desconhecimento.....porque é algo que não se pode é alegar o desconhecimento da lei em nossa defesa!

Fui sempre acusada de não abrir a boca (e acreditem que em alguns momentos não foi fácil) sobre enumeras situações, desde os processos no ministério público das comissões anteriores, a contas, histórias…e…e… muito mais, mas o que é certo é que durante 1 ano ninguém ouviu fosse o que fosse de mal, dito por elementos da comissão 2014 acerca de ninguém de nenhuma comissão anterior, quisemos sempre marcar pela diferença e entendemos que só quem por ali passa sabe o que se sente, sofre e faz de verdade!
No entanto, nem assim algumas pessoas se pouparam de “campanhas negativas” contra a Comissão de Festas 2014 e a mim própria.
Muito me perguntaram, se fosses tu a teres processos a decorrer por denuncias no Ministério Público, ou se fosses tu a protagonista de algumas das histórias contadas, muitas delas vindas dos próprios fornecedores, como seria!!??? toda a população de Marinhais saberia….
….pois, mas foi um aguentar de insultos constantes e permanentes, o que se pode ter a ganhar com isso, é o que me questiono!

Mais uma vez quero acabar com especiais agradecimentos:
  • ·         A todos os elementos da Comissão de Festas 2014 e 2015;
  • ·         Toda a população de Marinhais no geral que muito nos ajudou;
  • ·         A quem nos ajudou nos dias da Festa, desde as pessoas dos bares, da tasquinha dos bolos, da cozinha….e a um sem número de pessoas que “não se viram” mas que sem elas nada teria sido possível;
  • ·         À Igreja Paroquial e ao Sr. Padre João Maria;
  • ·         Junta de Freguesia de Marinhais;
  • ·         Câmara Municipal de Salvaterra de Magos; 
  •        Ao agrupamento 698 marinhais – escuteiros;
  • ·         Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos;
  • ·         Às Associações e Colectividades de Marinhais;
  • ·         Rádio Marinhais;
  • ·         Aos “padrinhos” da Festa;
  • ·         Ao comercio em geral que foi colaborando ao longo de todo o ano;
  • ·         …..e há muito mais…..



As contas estão disponíveis para a devida consulta e as Pastas prontas e organizadas com toda a documentação referente a ganhos e percas...em caso de auditoria por parte das finanças, está tudo conforme!

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