Não sou propriamente a favor de que cada um tenha o seu médico de família e muito menos que deverão existir em cada freguesia um centro de saúde.
Faz-me alguma confusão o sistema de "quintas" que tanta gente e em grande parte dos locais se defende.
Para mim o que faz sentido é a criação do Centro de Saúde que sirva todas as freguesias, Centro de Saúde este que tenha condições de excelência....tanto a nível de quantidade (problema grave) como de qualidade a todos os níveis, médico, paramédico, enfermagem, etc...
Com um Centro de Saúde de excelência, um local onde nos poderemos deslocar sempre que necessitarmos e sermos atendidos, sem que haja a necessidade de termos que ser vistos pelo medico x porque é o nosso médico de família, mas sim ter a certeza que existe um médico para nos assistir.
Como é obvio para que isto aconteça tem que haver um sistema de transportes que funcione. Ter-se-ia que criar transportes a rodar por todas as freguesias, não só por esta questão, mas para que as pessoas se sintam mais próximas de tudo.
Transportes é algo que este Concelho tem que pensar com seriedade....e não é um autocarro de manhã e outro à tarde, não chega!!!
Aproximar as pessoas aos locais....só assim conseguiremos que as pessoas participem nas mais diversas actividades...
.....associativas, educativas.....simplesmente para passear, visitar amigos....tudo isto faz falta....temos que pensar que caminhamos para uma população cada vez mais envelhecida, logo mais distante, fechada em si, com pouca mobilidade, com problemas de solidão e antos outros.
Voltando à questão da saúde, vejo que poderíamos tentar adoptar uma unidade médica móvel, que rode por todo o Concelho.
Este para mim seria um modelo ideal, não sei se o conseguirei alguma vez ver na pratica, mas gostava efectivamente de conseguir contribuir para algo deste género.
Sem comentários:
Enviar um comentário